Há estudos que indicam que um tratamento com ibogaína de 4 dias com o chá de Iboga foi suficiente para eliminar a dependência química, no entanto já está comprovado que doses elevadas podem causar efeitos colaterais desagradáveis como febre, batimento cardíaco acelerado e morte. Assim, são necessários mais estudos que possam evidenciar o benefício, a forma de atuação e a dose segura para que a Iboga possa ser utilizada para fins medicinais, inclusive para poder ser usada no tratamento da dependência química devido ao uso de drogas ilícitas.
A ibogaína e a própria planta chamada Iboga não podem ser vendidas no Brasil e em vários outros países porque não existem comprovações científicas da sua eficácia e segurança em humanos. Além disso, a planta é tóxica, tem um grande efeito alucinógeno e pode levar a doenças psiquiátricas porque atua diretamente no sistema nervoso central, mais especificamente nas regiões que controlam o equilíbrio, memória e a consciência do próprio corpo, e suas consequências e efeitos adversos ainda não são totalmente conhecidos.
A tratamento com ibogaína é caracterizado pelo princípio ativo da raiz da iboga que é uma planta medicinal encontrada em regiões da África e da América Central. O Grupo Aliança Pela Vida é uma clínica de internação que disponibiliza para seus pacientes o ibogaína tratamento para quem procura por um tratamento revolucionário e eficaz para se livrar da dependência da droga. Entre em contato com a nossa equipe e solicite imediatamente a internação voluntária, involuntária e compulsória.
A Ibogaína é o princípio ativo presente na raiz de uma planta africana chamada Iboga, que pode ser usada para desintoxicar o corpo e a mente, ajudando no tratamento contra o uso das drogas, mas que produz grandes alucinações, e que é usada em rituais espirituais na África e na América Central.
A iboga é um arbusto que pode ser encontrado em alguns países como Camarões, Gabão, Congo, Angola e Guiné Equatorial. No entanto, sua venda está proibida no Brasil, mas a Anvisa autoriza sua compra após comprovação de receita médica, laudo médico e termo de responsabilidade firmado por médico e pelo paciente, dessa forma o tratamento contra as drogas realizados em clínicas particulares podem utilizar a ibogaína como forma de tratamento, de forma legal.
Assim como os cogumelos e a ayahuasca, a ibogaína pertence à família dos alucinógenos. Segundo relatos ao comer a planta Iboga ou tomar o seu chá, seguindo suas instruções de uso, pode haver uma purificação do corpo e da mente, além de uma alteração alucinógena, e a pessoa pode achar que está saindo do seu corpo.